Notícias

Prosa Poética, no programa Tarde Ponto Com, por Mary Arantes: 'Isolamento social'

Por Mary Arantes, 19/03/2020 às 11:05
atualizado em: 03/04/2020 às 19:17

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Sim, estamos todos alarmados com o que virá, com tantas perguntas sem respostas.

Como será ficar em casa fechado a sete chaves, com sua família e seus botões? Como será um exílio em nosso próprio lar, um exilio do contato social?

Minha preocupação maior nesse momento é com quem tem menos. Um filho, de 20 anos, de uma amiga, sem plano de saúde, ficou por quase 3 dias no hospital Odilon Behrens, esperando vagar um quarto, e o estado dele era grave, muito grave.

O que me fez pensar... se nem estamos ainda no pico da epidemia, aqui em BH, e já não existem leitos disponíveis, como ficará o atendimento dos necessitados, em meio à epidemia?

Isso sim me preocupa! Me preocupa os estoques absurdos que as pessoas com maior poder monetário, estão fazendo. E quem não pode pagar por este estoque, vai ficar como? Vai comer o vazio das prateleiras?

Seja solidário, afinal existem realidades diferentes da sua.

Escutei no supermercado, no domingo, um funcionário que trabalha com reposição dizer pro outro, que o estoque de papel higiênico tinha acabado. Ele horrorizado e eu também! Será que as pessoas acham que vão morrer pelo botão? Com certeza, quem está fazendo estoque de papel higiênico, nunca foi pobre ou não é inteligente, por não saber, que é só lavar o rabicó e enxugar com uma toalhinha destinada a estes fins, ou usar folha de planta gente, sem ser de urtiga, claro, como fazíamos na roça...

Deus de lá de cima deve estar chocado, pra dar conta de administrar tanta bobagem. Ainda bem que, zeloso como Ele é, está fazendo triagem e só vai tratar de assuntos de extrema urgência, como por exemplo, salvar nosso amigo, lá no CTI do Odilon.

Conectados como estamos nas mídias sociais, o risco de ficar isolado do mundo, é zero. Mais do que nunca, acredito que este tempo de ficarmos em casa, será de grande aprendizado.

Tempo propício pra voltarmos pra dentro, parar de olhar pro próprio umbigo e enxergar o coletivo.

Nunca vivemos nada igual ao que estamos passando.

Aproveite este tempo e faça uma faxina, em casa e no espírito. Reveja valores e reais necessidades.

Separe para doar tudo o que não for mais necessário, despeça de hábitos e ações que não sejam altruístas.

Estamos em meio à uma guerra viral. O inimigo é invisível, de nada adiantará seus superpoderes amigo, o calibre de suas armas e o valor de sua conta bancária.

Esse momento é a oportunidade do resgate do coletivo. Estamos todos nós, humanos, do mesmo lado. Do outro, um inimigo que não se mostra, muito menos faz acordos.

Ao se isolar, você se protege e protege o outro. Fique em casa!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Segundo a Caixa, mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial; confira mais detalhes #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    💡 BOA NOTÍCIA! Do Triângulo Mineiro vem uma boa notícia para o combate da Covid-19. Está em fase final de desenvolvimento o aparelho de teste rápido capaz de identificar a C...

    Acessar Link