Notícias

Bienal do Livro de Contagem, na Grande BH, é interditada pelo Corpo de Bombeiros

Por Redação , 08/11/2019 às 11:50
atualizado em: 08/11/2019 às 15:23

Texto:

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) interditou a terceira edição da Bienal do Livro de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira.

Segundo a organização do evento, a corporação pediu alterações que foram feitas até esta madrugada mas, pela manhã, o evento foi impedido de ser realizado. Informou também que está tentando adequar as solicitações dos bombeiros que, à tarde, fará nova vistoria. 

Os bombeiros informaram que após a vistoria realizada na Bienal do Livro, a equipe constatou que as informações técnicas sobre o evento, enviadas pelos organizadores à Corporação, e a realidade do local não estavam compatíveis.

"Inicialmente, os dados técnicos informados pelos organizadores enquadravam o evento em uma classificação de risco mínimo, o que isenta o mesmo de envio de projeto técnico ao CBMMG. Porém, conforme constatado pela equipe de vistoria, a estrutura do evento se apresentava com uma classificação de risco superior e que exige a implementação de medidas de segurança contra incêndio e pânico para adequá-la à legislação vigente. As irregularidades encontradas, que representavam risco iminente ao público do evento, foram a ausência de sinalização e iluminação de emergência e de ambulância com desfibrilador no local. Além disso, algumas saídas de emergências não estavam estruturadas de acordo com as normas."

O CBMMG comunicou aos organizadores as irregularidades encontradas e, caso elas sejam sanadas, será analisada a possibilidade de reversão da interdição do evento. Ressalta ainda a importância dos organizadores de eventos estarem atentos às normas de segurança contra incêndio e pânico com objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos

Em nota, a Prefeitura de Contagem informou que presta todo apoio à organização da III Bienal do Livro e listou as medidas que foram atendidas para o evento. “Liberação da praça da Jabuticaba; instalação de banheiros químicos; medidas estruturais, como instalação de um corrimão no local do evento; presença de uma ambulância e profissionais de saúde; atuação da Guarda Civil para garantia da segurança pública e limpeza do espaço. A Prefeitura de Contagem segue à disposição dos organizadores da III Bienal do Livro.”

O evento tem programação com escritores da literatura nacional, além de representantes do cinema e da música brasileira, em quatro tendas, na Praça da Jabuticaba, no bairro Nossa Senhora do Carmo. A atração tem programação para até o dia 10 deste mês.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Segundo a Caixa, mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial; confira mais detalhes #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    💡 BOA NOTÍCIA! Do Triângulo Mineiro vem uma boa notícia para o combate da Covid-19. Está em fase final de desenvolvimento o aparelho de teste rápido capaz de identificar a C...

    Acessar Link