Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos, mas não será exclusivo 

19/10/2020 às 04:32

O medo de o eleitor não comparecer às urnas por causa da pandemia do novo coronavírus ronda os políticos e a Justiça eleitoral. Conforme noticiamos nos últimos dias, o temor é tanto que a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral iniciam nesta semana uma campanha pedindo ao eleitor que vote. No entanto, como o processo será diferenciado por causa das regras sanitárias, já tem gente espalhando fake news por aí. O TRE teve que fazer um desmentido porque viralizou no final de semana a informação de que idosos só poderiam votar nas primeiras horas na manhã. E começamos a coluna desmentindo a informação de que o horário de votação das 7h às 10h da manhã será exclusivo para idosos e demais pessoas do grupo de risco.

Checagem Em Cima do Fato 

O horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos e demais pessoas do grupo de risco. O ideal é que esse público tenha o menor contato possível com o restante das pessoas, por isso a recomendação é que eles votem mais cedo e os demais votem mais tarde. Mas não há nenhum impedimento de horário para nenhum dos públicos. Todos os eleitores poderão votar das 7h à 17h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral. 

Horário estendido 

Para minimizar aglomerações, o Tribunal Superior Eleitoral ampliou o horário de votação. Será das 7h às 17h e não das 8h às 17h. 

Sem máscara não entra 

Eleitor sem máscara não entra na sessão de votação, segundo o presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho. O distanciamento na fila também terá que ser respeitado. Caso os eleitores não sigam as regras de segurança sanitária, a polícia será acionada pelo Tribunal.

Não haverá biometria 

Mesmo nas cidades onde o cadastramento já foi feito e a votação por biometria seria obrigatória, o uso da nova tecnologia não será feito, isso porque o uso das digitais é mais um contato manual que pode aumentar o contágio pelo novo coronavírus.

A conferência da identidade será feita por meio de documento oficial com foto ou do e-título, com um metro e meio de distância, sem que o mesário manipule o documento do eleitor. 208 mil mesários vão trabalhar nas eleições em Minas todos vão receber um kit com álcool em gel e máscaras faciais, inclusive de acrílico. 

Higienização na votação 

Os eleitores terão que higienizar as mãos antes e depois da votação, com álcool líquido e em gel que estarão disponíveis na sala. 

Abstenção 

Na eleição de 2018, 20,3% dos eleitores não foram votar segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso significa cerca de 30 milhões de pessoas.  Foi o maior índice de abstenção desde 1998, há 22 anos, quando 21,5% dos eleitores não compareceram. O temor da Justiça eleitoral é que esse índice seja maior na próxima eleição, que ocorre no meio da pandemia. Alguns especialistas avaliam que a polarização espanta o eleitor moderado. E você aí de casa acredita que o eleitor esteja animado ou desanimado para votar? Enquete no meu instagram @reporteredilenelopes 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Na época, Fernanda foi derrotada por Gwyneth Paltrow, que ganhou o prêmio pela atuação em Shakespeare Apaixonado. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Em cobrança de falta, atacante balançou as redes da Chapecoense, que só havia sofrido um gol em casa na Série B. #Itatiaia

    Acessar Link