José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Criança saudável é espontânea, barulhenta

Criança saudável é espontânea, barulhenta

10/10/2017 às 10:08

Na Semana da Criança, um texto da escritora espanhola Raquel Aldana: Criança saudável é espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida!

Uma criança não nasce para ficar quieta, para não tocar nas coisas, ser paciente ou entreter-se. Uma criança não nasce para ficar sentada a ver TV ou a jogar no tablet. Uma criança não quer ficar quieta o tempo todo. 

Crianças precisam se mover, navegar, procurar notícias, criar aventuras e descobrir o mundo ao seu redor. Elas estão aprendendo, são esponjas, jogadores natos, caçadores de tesouros, potenciais terremotos. Elas são livres, almas puras que buscam voar, não ficar de lado, presos “à algemas”. Não as façamos escravas da vida adulta, da pressa e falta de imaginação dos mais velhos. Não as apressemos em nosso mundo de desencanto. (...)

Nos esquecemos que, como sociedade e como educadores, que o valor das crianças não é definido por uma nota na escola e que com os esforços para priorizar os resultados, negligenciamos as habilidades para a vida.

O valor das nossas crianças é que desde pequenas precisam que as amemos de forma independente, elas não são definidas pelas suas realizações ou fracassos, mas por serem elas mesmas, únicas por natureza. (...)

Estamos criando nossas crianças com excesso de quatro pilares: muita informação, muitas coisas, muitas opções e muita velocidade. Nós as impedimos de explorar, refletir ou aliviar as tensões que acompanham a vida quotidiana. Enchemos de tecnologia, brinquedos e atividades escolares e extracurriculares, distorcemos a infância e, o que é pior, as impedimos de brincar e se desenvolver. 
Hoje em dia as crianças passam menos tempo ao ar livre do que as pessoas que estão na prisão. (...) Porque nós as mantemos “entretidas e ocupadas” em outras atividades que acreditamos mais necessárias, tentando fazer com que permaneçam imaculadas e sem manchas nas roupas. (...)

Se esquecermos disso em algum momento, devemos ter bem presente o seguinte: “Se as crianças não precisam de um banho urgente, não brincaram o suficiente.”

Esta é a premissa fundamental de uma boa educação.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Novos radares começam a funcionar em avenidas de Belo Horizonte a partir desta quarta-feira: https://t.co/bSvUPGWTd7 https://t.co/0vQHSGRR0n

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Algumas importantes avenidas de Belo Horizonte passarão a contar com novos radares de controle de velocidade. Os equipamentos terão o limite de 60 km/h.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atual diretor de futebol do América, Ricardo Drubscky será anunciado nesta quarta-feira como o substituto de Enderson Moreira, que deixou o Coelho no último sábado (16) após s...

    Acessar Link